"Nosso Vale do Ribeira aqui está mais ou menos ali com Palmares. Pela história que nós sabemos do Brasil, os portugueses chegaram foi aqui em nosso litoral (Cananéia, São Vicente), depois é que foram para a Bahia. Então é justo que - como as pessoas mais antigas falam para nós, e nós também acreditamos - que nosso quilombo seja muito antigo. O pessoal veio para cá - muito dono de escravo veio para cá e trouxe seus escravos - porque era fácil. Mas nós sabemos que aqui é muito mais antigo que o próprio descobrimento do Brasil", conta Benedito Alves da Silva, morador da comunidade quilombola de Ivaporunduva.
O quilombo surgiu para abrigar os escravos fugidos.
As casas são bem simples: bambus entrelaçados que formam uma rede.
A principal atividade economica do Ivoporanduva é a agricultura principalmenre de banana. Estão presentes também produções de arroz, feijão, milho, mandioca e café além de criação de porcos, galinha e a pesca. Com as folhas de bananeiras ainda é possível fazer artesanatos vendidos no turismo do local.
Um dos motivos que dificultou a produção de banana foi um parasita chamado broca que sulgava os nutrientes das plantas e como não usavam agrotóxicos(prudução orgânica), montaram umas iscas para atrair os parasitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário